Uncategorized

Óleo de Argan: Saiba como ter cabelos e pele impecáveis

Óleo de argan benefícios

Como você viu aqui, o argan é um dos óleos para passar no cabelo mais famosos. Fonte de ácidos graxos essenciais e vitamina E, o Óleo de Argan ajuda a deixar os fios saudáveis e bonitos. Hoje, você vai conhecer mais sobre esse produto e seus benefícios também para a pele.

Para você ter uma ideia do poder de nutrição dele, sabe-se que o Óleo de Argan oferece 80% de gorduras insaturadas e três vezes mais de vitamina E do qualquer outro óleo vegetal.

É o que diz uma pesquisa da Universidade de Mohammed V em Agdal, no Marrocos, publicada no Journal of Alternative Medicine Review. Não é à toa que o “ouro líquido” é tão útil para cabelos secos e quebradiços.

Esse verdadeiro tesouro que o Oriente já conhece há séculos possui ingredientes condicionantes e substâncias nutritivas que combatem a opacidade e o ressecamento dos fios, pois ajudam a reduzir a compactação da fibra capilar e devolver a proteína perdida.

Vento, sol, ar-condicionado, poluição, excesso de escova e química aceleram o envelhecimento dos fios. Com o Óleo de Argan, é possível manter o balanço e a disciplina dos cabelos, ou seja, nada de frizz e de pontas duplas.

Os fios rebeldes surgem porque, naturalmente, os cabelos têm carga elétrica negativa por causa da queratina. O que acontece com os óleos vegetais como o de argan é que eles fazem uma espécie de encapamento.

A consequência é que a tal carga negativa vai para as pontas, reduzindo o atrito e melhorando a saúde dos fios.

E não é necessária pesquisa para comprovar a ação do Óleo de Argan nas madeixas. Basta sentir o toque agradável que ele proporciona; a maciez e maleabilidade do cabelo após o tratamento com o líquido extraído da Argania spinosa.

O argan pode ser usado da pré-lavagem à finalização. Um ritual de beleza que inclui propriedades reparadoras e emolientes.

Você pode aproveitar o produto esquentando 1 colher de sobremesa dele durante cinco segundos (no micro-ondas). Depois, é só massagear mecha por mecha, esperar 1 hora e lavar o cabelo.

Outra maneira de conquistar os cabelos dos seus sonhos é adicionar cinco gotas do Óleo de Argan à sua máscara capilar predileta. Em seguida, aplique-a nos fios, previamente limpos e úmidos. Deixe a mistura agir por 15 minutos com ajuda de uma touca térmica. Retire-o e enxague bem.

Motivos extras para ter o Óleo de Argan na sua rotina

oleo-de-arganSe você tem cabelos coloridos, sabe como é importante protegê-los dos danos provocados pelas tinturas. Pois o Óleo de Argan é um aliado nesse sentido, ajudando ainda a manter a cor dos fios por mais tempo.
Segundo pesquisa recente publicada no renomado Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, o produto é capaz também de realçar o brilho e a maciez do cabelo de quem não abre mão de uma cor marcante.

Mas não são apenas os cabelos com tinturas que merecem um tratamento para lá de especial com o argan. Mesmo sendo altamente hidratante, ele (acredite) é indicado para os fios oleosos porque é rapidamente absorvido e não deixa resíduos que favorecem o aspecto “pesado”, sem volume algum.

O truque é não abusar da quantidade do Óleo de Argan puro, ou combiná-lo com shampoos ou condicionadores, para não obstruir o bulbo capilar.

Vantagens do Óleo de Argan para a pele

O Óleo de Argan pode ser usado diretamente na pele, em qualquer parte do corpo. De três a cinco gotas são suficientes para hidratar.
Nos cremes anti-idade ou com outras funções de beleza, o produto facilita a entrada dos princípios ativos, tornando a absorção e a penetração deles mais rápida e eficiente.

Ele contém um nutriente chamado esqualeno – um agente emoliente e umectante em cosméticos. Esta substância, depois de usada, é estocada nos tecidos, garantindo assim grande taxa de proteção contra os efeitos dos radicais livres.

No entanto, ao contrário dos produtos para cabelo, nas formulações para a pele a concentração de Óleo de Argan deve ser de 2% a 10%, dependendo do tipo dela.

E mais: puro, o líquido deve ser administrado somente a cada dois ou três dias; já os cremes com o produto em sua composição podem ser utilizados diariamente.

Graças ao seu poder anti-inflamatório e cicatrizante, o Óleo de Argan é eficiente também durante a amamentação, para tratar fissuras nos seios.

Assim como nos cabelos, no rosto e pele, os resultados do argan também são rápidos. Logo na primeira aplicação percebe-se melhora na hidratação, favorecendo o viço e a beleza.

Para o efeito antienvelhecimento, em geral, é necessário esperar até 30 dias para perceber a ação do óleo. O que vai depender, ainda, dos demais cuidados que se tem com a pele.

E lembre-se: é importante manter a proteção solar diária normalmente e lavar o rosto todos os dias com sabonete adequado, para evitar a obstrução dos poros.

Tem a pele muito oleosa ou acneica? Cuidado como o excesso de Óleo de Argan. Apesar de uma pesquisa demonstrar que ele tem efeito redutor de oleosidade, é imprescindível evitar abusos. Em grandes quantidades, ele é capaz de obstruir os poros e até agravar o quadro.

Outra forma de garantir que o Óleo de Argan cumpra seus benefícios e objetivos é ter cautela na compra do produto. É que ele é raro, obtido manualmente – um processo artesanal que preserva seus fitonutrientes.

É preciso adquirir o óleo certificado. Caso contrário, diluído em outros óleos ou tendo passado por processos inadequados de refinamento ou maturação, perderá suas propriedades e poderá causar danos.

Outro Óleo que recomendamos é o de Melaleuca, ele também tem vários benefícios, inclusive para o cabelo.

1 Comentário

Deixe seu comentário!