Uncategorized

Óleo de gerânio: Benefícios para o bem-estar feminino

Óleo de gerânio

O óleo de gerânio traz benefícios para o corpo e a mente. É encontrado com facilidade no Egito, Marrocos, Madagascar e África do Sul. Por aqui, muita gente ainda desconhece o produto, que também recebe o título de ‘óleo da mulher’.

O óleo vegetal é retirado da planta Pelargonium graveolens, popularmente chamada de gerânio. Suas propriedades podem ser aproveitadas em forma de massagem, gargarejo, banho, aroma e compressas. Tudo para equilibrar emoções, tratar a pele e saúde bucal, entre outras vantagens.

Na aromaterapia, os efeitos do óleo de gerânio são ligados à perda de peso e à alimentação. Tudo indica que o produto ajuda a manter o foco na dieta e conseguir emagrecer de maneira consistente.

É um óleo que age como bactericida, tem propriedades antissépticas, antidepressivas e diuréticas. Outra característica marcante é seu aroma intenso, floral, parecido com o cheiro das rosas.

O óleo de gerânio pode ser utilizado para hidratar e devolver o viço à pele, principalmente nas épocas mais frias. Para isso, basta aplicar o produto puro ou junto com cremes neutros de sua preferência.

Outra vantagem atribuída ao óleo essencial de gerânio é a capacidade de elevar a autoestima feminina, fazendo com que a mulher tenha mais amor-próprio, atitude para vencer os desafios diários e vontade de conquistar seus objetivos. Não é à toa que alguns o chamam de ‘óleo da coragem’.

O óleo de gerânio, quando misturado com lavanda e bergamota, ainda auxilia na redução do estresse, acalma a mente e, portanto, é aliado contra depressão e síndrome do pânico.

Ao utilizar o óleo essencial de gerânio para aromatizar ambientes, tratar o corpo ou durante um bom escalda-pés, é possível aproveitar seus benefícios físicos e mentais. Uma ajuda e tanto na busca da estabilidade emocional.

E mais: o produto também serve para aliviar problemas circulatórios e equilibrar o sistema reprodutor feminino.

Há quem considere o gerânio o ‘óleo da mulher’, pois o mesmo contém hormônio natural, hidrata a pele, relaxa e combate os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e menopausa. Neste último caso, é indicado para driblar os desconfortos típicos desta fase da vida, tais como as ondas de calor e os estados depressivos.

Quer potencializar sua alimentação saudável e a prática de exercícios para reduzir os números na balança? Uma dica é misturar óleo de gerânio e óleo de menta. Uma dupla que também serve para dar uma forcinha no controle de vícios (álcool, cigarro e drogas).

Entenda como o óleo de gerânio pode ser benéfico

Um segredinho para amenizar os sintomas da TPM (irritação, dor de cabeça, cólica, dor nos seios, variações bruscas de humor) é: misture duas gotas de gerânio, duas de óleo essencial de grapefruit e duas gotas de óleo de pau-rosa. Coloque o produto final em seu creme e passe no corpo todos os dias.

Se preferir, a receitinha ainda serve para preparar um delicioso escalda-pés ou aromatizador de ambiente.

A essência obtida a partir da planta gerânio é também usada como repelente natural de insetos, além de bastante empregada na indústria de cosméticos.

Há quem afirme que o produto é queridinho de quem sofre com pele oleosa, auxiliando no controle da produção de sebo e, por consequência, no surgimento de cravos e espinhas.

Culturas passadas relatam em suas literaturas os poderes dos óleos essenciais na recuperação da saúde física, emocional e energética. Desde os tempos mais remotos, essas substâncias naturais, voláteis e concentradas cuidam o organismo humano por meio de aromas e inalações, banhos, massagens e muito mais.

E você, já experimentou o óleo de gerânio no seu dia a dia? Deixe seu comentário!

Até o próximo post…

Deixe seu comentário!