Uncategorized

Entenda como o Óleo de Girassol atua no bem-estar, do corpo inteiro

Óleo de girassol

O Óleo de Girassol é rico em vitamina E, o que favorece especialmente a pele, protegendo-a do envelhecimento acelerado. Diretamente aplicado na epiderme, ainda contribui para sua hidratação.

Estes motivos já seriam suficientes para inserir o produto ou, no caso de quem já aproveita suas vantagens, continuar investindo nele no dia a dia, certo? Mas os benefícios não param por aí.

Hoje, você vai descobrir mais segredos desse óleo secular leve, de aroma delicado e cor clara, famoso por seu poder de embelezamento e saúde. Vamos lá!

Para começar, o tal poder antioxidante que tanto bem faz à cútis, é também responsável pela proteção das células como um todo, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo ao ajudar na síntese de hormônios importantes.

Combater problemas degenerativos, o descontrole do colesterol e melhorar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos estão na lista dos pontos positivos do Óleo de Girassol.

Mas, é preciso lembrar: apesar das vantagens, trata-se de uma fonte de gordura, ou seja, traz calorias – que deve ser consumida de maneira equilibrada. O recomendado é acrescentar duas colheres de sopa de Óleo de Girassol à refeição salgada (já pronta) de sua preferência.

Tem mais! Quando as sementes de girassol são prensadas a frio, as propriedades delas são mantidas. Por essa razão, é importante dar preferência ao óleo orgânico.

Sem presença de gorduras saturadas em sua composição, o óleo extraído da semente de girassol é fonte abundante de ácidos graxos ômega 6, isto é, é uma das opções mais saudáveis no preparo de alimentos. Só não pode ser aquecido.

Se for submetido ao calor intenso, sofre modificações moleculares que podem favorecer o surgimento de doenças, inclusive o câncer. Por isso, não é indicado como substituto do óleo de cozinha comum.

Artigo relacionado: Benefícios do Óleo de Uva

Saiba como tirar proveito do Óleo de Girassol

oelo-de-girassol

Quer manter seus cabelos dignos de capa de revista? O Óleo de Girassol usado nos fios é uma boa forma de hidratar e deixar as madeixas saudáveis e brilhantes.

Combater a acne é outra função atribuída ao óleo, pois ele contém carotenoides e ceras que proporcionam proteção extra. Neste caso, o produto serve para limpar o rosto diariamente, embebido em algodão e levado à face toda antes de aplicar o hidratante habitual.

Para reforçar o efeito hidratante do Óleo de Girassol, ele pode ser combinado com o óleo de semente de mamona. Basta misturar partes iguais dos dois e usá-la no rosto ou corpo todos os dias.

Ah! Mas atenção: cada caso (e problema) de pele deve ser avaliado por um profissional capacitado antes de submeter o local a qualquer tratamento. Afinal, trata-se de um óleo, e dependendo do quadro de acne, ele pode piorar a situação.

Se estiver tudo ok, uma receita caseira para conquistar uma pele suave é usar o Óleo de Girassol por todo o corpo no final do banho.

Depois de passar o produto, aproveite o vapor da água quente por aproximadamente 3 minutos; faça uma massagem suave e, em seguida, tome uma ducha de água fria por 1 minuto. Deixe as curvas secarem naturalmente, e pronto!

Como é extremamente rico em vitamina E, o Óleo de Girassol é considerado melhor que a manteiga de karité e o óleo de amêndoas quando a ideia dar aquele trato na pele. Usado com regularidade, ajuda ainda na prevenção de danos consequentes da luz ultravioleta (UVA).

Esse lado “protetor natural” do líquido também é resultado da presença das vitaminas A, C e D.

Estudos revelam que o óleo pode ser usado para cuidar da pele dos recém-nascidos prematuros, mais susceptível a infecções.

E tem mais! O óleo obtido da semente de girassol traz o ácido linoleico, favorecendo não somente a pele, como, também, o sistema endócrino; previne a formação de cicatrizes e minimiza o aspecto das rugas. Ou seja, um aliado de primeira da saúde e da aparência.

Aproveite! E até breve com mais informações sobre óleos poderosos.

12 Comentários

  • Minha mãe, com mais de 80 anos, ficou acamada durante um bom tempo em um hospital público, por causa da diabete. Em consequencia, apareceram escaras. Foi então que uma técnica de enfermagem sugeriu que se usasse o óleo de girassol,o de cozinha mesmo, já que o creme recomendado pelo médico era muito caro, e o efeito foi maravilhoso. A partir daí, comecei a massagear o corpo de minha mãe com esse óleo, inclusive rosto e cabelos e sempre com ótimos resultados.

    • Elizabeth! Como é bom o compartilhamento de informações. Hoje uma farmacêutica me recomendou a mesma coisa, mas por desconfiança sai pela internet procurando. Achei este site e seu comentário foi o melhor que eu poderia ler.
      Estou com uma irritação por todo corpo, desvido a psicossomátização de doenças, decorrentes de ansiedade, até porque eu já tinha uma pele atópica. Comecei a usar hoje e me senti bem. Ela recomendou logo depois do banho e aguardar 20 minutos para absorção. Enfatizou que se precisar passar alguma loção por cima (respeitando o tempo de absorção), tá tudo bem.
      Deus abençoe!

      • O.Gonçalves.Maravilhoso esse seu comentario.Porque eu passo exatamente pelo mesmo problema.Mais meu dermatologista recomendou Hidratante a base de oleo de rosa mosqueta que tambem e milagroso!Mais fiquei realmente empolgada em saber dos beneficios do oleo de girassol.Renovou minhas esperanças em saber que existem varias soluçoes que se adaptam a cada pessoa!

  • Muito bom o artigo.
    O cuidado no consumo do óleo de girassol também é importante devido aos altos níveis de omega-6. O equilíbrio entre ômega-3 e omega-6 é fundamental. Escrevi sobre isto no meu site.
    Agradeço se puder ler e me dizer o que achou.

  • Eu tive um calázio, p quem nao sabe é como o terçol, a diferença é que ele fica, e se n cuidar a bolinha aumenta, e depois aparecem outras, foi o que aconteceu, fui ao oftalmo passei por uma tortura, bisturi sem anesia p tirar, e foram algumas vezes a sessão de tortura, e varios colírios.
    Até que em minhas preces pedi uma Luz… e encontrei algo na internet, sobre o bochecho, eu comprei, o óleo, fiz os bochechos, em pouco tempo fiquei ótimo, é inexplicável, então, e pesquisem direito a respeito do bochecho, ok, e… os beneficios ja citados, tbm são reais. bjsss

  • Comecei a usar o óleo de girassol em minha mãe, ela usa fralda geriátrica, eu buscava um produto para alternar com o bepantol. Resolvi experimentar, não é que o óleo é melhor que o bepantol 👏👏👏
    Agora eu também uso para hidratar minha pele, comprei em uma loja de produtos para cabelo, uso o da Farmax.

Deixe seu comentário!