Uncategorized

Óleo de milho: Quais são os benefícios? Ele é mais saudável?

Óleo de milho benefícios

Em uma breve ida ao supermercado é possível observar a variedade de óleos que temos a nossa disponibilidade nas prateleiras, mas na maioria das vezes, não conseguimos compreender a diferença entre eles, muito menos saber qual é o mais saudável. Por esse motivo, hoje vamos falar sobre o óleo de milho, um dos óleos indicados para uso na culinária. Continue lendo e saiba quais são os seus benefícios e se ele é realmente mais saudável. Vamos lá!

Benefícios do óleo de milho

oleo-de-milho

O óleo de milho é uma alternativa ao tradicional óleo de soja, o mais encontrado na casa dos brasileiros. Ele é obtido da semente do milho, e é facilmente encontrado nos supermercados de todo Brasil, porém costuma ser vendido por um valor acima do preço do óleo de soja. Porém, na indústria alimentícia ele é bastante usado, principalmente no preparo de bolos, tortas e doces.

Os seus benefícios estão relacionados a sua composição. Rico nas vitaminas E e vitamina A (com altos índices antioxidantes), ele possui baixos níveis de gordura saturada, aquela que faz mal para a saúde. Ele protege contra problemas de visão e um amigo do coração.

Por esses motivos o óleo de milho se mostra mais saudável do que o óleo de soja, por exemplo.

Outros óleos usados na alimentação

Além do óleo de milho, outros diversos óleos também podem ser usados no preparo dos alimentos no dia a dia, independente de ser frito, assado, cozido ou até mesmo cru. Veja a seguir quais são eles:

Óleo de soja: Esse é o mais comum dentre os óleos usados para cozinhar, sobretudo graças ao seu preço que é bastante acessível. O óleo de soja não é o mais saudável, mas possui alguns benefícios, como a presença de ômega 6 e ômega 3, o que combate os radicais livres.

Óleo de girassol: O óleo de girassol está entre as gorduras que podem ser aquecidas em altas temperaturas sem que ele perca as suas propriedades. Ele é rico em triptofano, uma substância muito usada para quem está em busca de uma melhora no humor, além de possuir vitamina E e vitamina K.

Azeite de oliva: O azeite é um óleo que também está presente na mesa dos brasileiros, sobretudo no tempero de saladas e pratos frios. O que muita gente não sabe é que ele possui inúmeros benefícios para a saúde, como o retardo do envelhecimento e a prevenção de alguns cânceres. Quanto mais puro e menos ácido, melhor o azeite faz para o corpo.

Apesar de possuírem benefícios, nenhum desses óleos deve ser usado em excesso. Isso porque se tratam de gorduras, que se consumidas de maneira indiscriminada podem levar a problemas de saúde, principalmente relacionados ao sistema cardiovascular. Outro risco é a obesidade, já que os óleos costumam ser bastante calóricos.

Quais desses óleos você costuma usar na sua casa? Tem preferência por algum deles? Conte pra gente nos comentários!

4 Comentários

Deixe seu comentário!