Óleos Medicinais Óleos para Pele

Óleo de neem: da pele às plantas, conheça seus benefícios

Se você não tem ideia do que possa ser o óleo de neem, bem-vindo ao time – e ao artigo de hoje. Vamos juntos desvendar o mistério do produto. Caso já tenha ouvido falar, fique à vontade para descobrir algo a mais sobre ele. Afinal, aprendemos todos os dias, não é mesmo?

Eu começo explicando que o óleo de neem é um inseticida orgânico feito com puro óleo das amêndoas de sementes de neem indiano (Azadirachta indica), em um processo que envolve prensagem a frio.

Entre os mais de 150 compostos bioativos presentes no neem, nove têm ação inseticida comprovada pela ciência. O maior deles é chamado de Azadiractina, um tetranortriterpenóide ou limonóide.

Uma das características do óleo de neem é sua capacidade de interferir em todas as etapas dos insetos, isto é, em seus ovos, larvas, ninfas e fase adulta.

Um produto que é indicado para controlar mais de 500 espécies de insetos e ácaros, em culturas comerciais ou ornamentais.

As principais vantagens do óleo de neem são:

  • Ajuda a controlar as populações de insetos indesejáveis na agricultura, pecuária e, também, nas residências
  • É inofensivo ao homem e aos animais de sangue quente
  • É totalmente biodegradável
  • Não é bioacumulável
  • Pode ser associado ao controle biológico, sem afetar inimigos naturais e polinizadores
  • Oferece a melhor relação custo-benefício
  • Apresenta diversas formas de ação sobre os insetos, não provocando resistência
  • É o único produto do gênero 100% orgânico no mundo inteiro

O óleo de neem oferece basicamente quatro formas de fazer efeito sobre os insetos: antialimentar; regulação do crescimento; inibição da reprodução e repelência de postura.

Além disso, apresenta ainda poder de ação por contato e por ingestão, sendo esta segunda a mais acentuada.

Ao ser aplicado nas plantas e frutos, o óleo de neem tem seus princípios ativos aderidos à superfície delas, e parte passa a circular na seiva porque é absorvida. Aí, é só esperar os insetos ingerirem os tecidos vegetais e morrerem em poucos dias.

Outras vantagens do óleo de neem são seu baixo custo, facilidade no manuseio e aplicação.

Dá para entender os motivos pelos quais o produto é mundialmente aceito e recomendado para agricultura e pecuária orgânicas por organismos como a Internacional Federation Organic Agriculture Moviment (IFOAM).

Conheça outras aplicações para o óleo de neem

As propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas do óleo de neem fazem dele um excelente repente natural e, ainda, aliado contra a acne. Isso mesmo!

Uma das melhores aplicações do óleo no que diz respeito à pele é o combate à acne. O neem ajuda manter a cútis sem as bactérias causadoras de cravos e espinhas, tratando os que já existem e minimizando a chance de surgirem outros incômodos deste gênero.

A presença de muitos ácidos graxos e poderes antibacterianos dão ao produto uma condição de auxiliar no controle de variadas doenças de pele, entre elas, eczema, psoríase, catapora, erupções e feridas.

O óleo extraído do neem favorece a cicatrização da pele danificada; ajuda a eliminar cerca de 14 tipos de fungos, beneficiando especialmente unhas e pés, que podem ficar livres de micoses. Sem falar em seu efeito hidratante, reparador das desagradáveis rachaduras causadas pelo ressecamento.

O líquido contém vitamina E, uma substância essencial no combate aos radicais livres e na devolução da elasticidade. O resultado é uma pele mais jovial e saudável, com brilho natural e redução das rugas e linhas de expressão.

Então, o que achou do óleo de neem? No mínimo, bastante versátil, concorda? Das plantas à pele, com certeza, é um produto que vale a pena aproveitar!

Confira abaixo outros óleos bem interessantes:

Deixe seu comentário!