Uncategorized

Óleo de peroba: Solução para proteger e conservar seus móveis

Óleo de peroba

Redecorar os ambientes é prazeroso, mas, em geral, não é algo que fazemos todo mês, por exemplo. Portanto, conservar a mobília bonita é uma necessidade, especialmente quando o orçamento para novas aquisições está limitado. O óleo de peroba pode auxiliar neste sentido.

Os materiais dos móveis variam, porém, alguns cuidados são comuns a todos. É preciso manter as peças sempre limpas, evitar contato com água e excesso de sol.

O óleo de peroba e o de linhaça são perfeitos para manter os móveis de madeira escura impecáveis por mais tempo. Os produtos têm ação hidratante, além de proteger e dar brilho; evitam o ressecamento e, por consequência, aumentam a vida útil da mobília.

Quanto aos móveis clarinhos, o óleo de peroba não é aconselhado, pois é capaz de manchar o item. Dê preferência às ceras pastosas com silicone e sem cor.

O ideal, seja com óleo de peroba ou não, é fazer um teste aplicando a substância em uma parte escondida do móvel para ver como a madeira reage. Só depois, com resultado favorável, é que devemos passar nele por inteiro. E no máximo três ou quatro vezes por ano. Nada de exagerar!

De qualquer forma, muitos móveis recebem ‘proteção de fábrica’. Por isso, o óleo de peroba e o lustra-móveis não afetariam a durabilidade das peças, uma vez que não entram nelas. O mesmo não podemos dizer a respeito da estética.

O óleo de peroba não é recomendado para mobília com filmes de resina acrílica ou poliuretano (alto brilho).

Uma dica extra: fique de olho nas suas peças de madeira e tenha um calendário de manutenção para elas, considerando especialmente o clima onde vive.

Confira razões para ter óleo de peroba sempre em casa

  • Os raios solares provocam o desbotamento da madeira, que perde sua beleza natural.
  • Se o móvel fica exposto à chuva, pode ficar encharcado a ponto de formar gretas que, por sua vez, são preenchidas pela umidade. Insetos, fungos e apodrecimento costumam surgir em casos assim. O óleo de peroba atua como um selante de água.
  • Para substituir o verniz, que caiu em desuso porque tem uma grande desvantagem: não deixa a madeira transpirar, e ela acaba descascando depois de alguns meses. É importante passar nos móveis produtos compostos principalmente de óleo, pois ele entra na fibra, nutre a madeira e permite a transpiração natural dela.
  • O óleo de peroba ajuda a reduzir a quantidade de poeira sobre os móveis.
  • O produto auxilia na conservação, limpeza, embelezamento e renovação de praticamente todos os tipos de madeira. Óleo de peroba é aliado contra a ação do tempo também em portas, janelas, portões, lambris, ferragens e artefatos de madeira.
  • O óleo de peroba deixa um cheiro agradável de casa limpa.
  • Pode ser usado em assoalhos, laminados de madeira e pisos cerâmicos.

Como utilizar o óleo de peroba? É bem simples! Basta umedecer o pano limpo e macio com ele e passar na madeira, sem esquecer de usar outro pano (seco) para lustrar o móvel.

Ambientes externos pedem mais cuidados. No caso da madeira exposta constantemente ao sol, vento e chuva, não basta aplicar óleo de peroba, já que o produto, sozinho, não dá conta da durabilidade dos móveis e outros itens.

O recomendado é cobrir sempre os móveis usando uma capa impermeável em dias chuvosos.

Se for uma casa de campo ou de praia, mantenha tudo protegido quando não estiver em uso.

Conservar nossos móveis é uma questão de respeito ao patrimônio não apenas financeiro, mas natural. Com óleo de peroba e as dicas de hoje, você tem informação de sobra para manter tudo em ordem, com a classe e a beleza que só a madeira pode proporcionar.

Até o próximo post com outras dicas!

Deixe seu comentário!