Uncategorized

Óleo de Rícino: Benefícios e modo de usá-lo!

O óleo de rícino é extraído das sementes de mamona, planta muito comum e abundante no Brasil. Cada semente desta planta possui entre 40 e 50% de óleo de rícino, é preciso tomar cuidado, pois a semente da mamona pode ser tóxica. Ele é uma solução que auxilia no crescimento capilar de cabelos quebradiços, ressecados, danificados e até mesmo ajuda no combate a caspa. Esse artigo vai lhe mostrar todos os benefícios do óleo de rícino e como ele deve ser utilizado. Continue lendo para saber mais!

Benefícios do óleo de rícino

oleo-de-ricino

O óleo de rícino é indicado para pessoas que tem problemas com o crescimento do cabelo, ou que possuem cabelos muito danificados e precisam ser restaurados. Esse óleo também é muito bom para combater a caspa.

Além de ser um ótimo produto para o cabelo o óleo de rícino também é ótimo para a pele, ele proporciona uma pele mais macia e lisa se aplicado com frequência, uma vez que ele penetra na pele e ajuda na estimulação de colágeno e elastina. Esse processo combate também os radicais livres, rugas e linhas de expressão. O óleo de rícino pode ser utilizado por todo o corpo, uma vez que ele é um produto natural.

Além dos benefícios citados acima o óleo de rícino pode auxiliar em:

● Problemas intestinais, como a constipação
● Infecções por algumas bactérias e fungos
● Problemas de regulação menstrual
● Auxilia no melhor funcionamento gastrointestinal
● Combate a acne
● Auxilia a diminuir a enxaqueca
● Minimiza os problemas ocasionados por queimaduras de sol
● Auxilia no cuidado de Inflamações
● Ajuda no fortalecimento dos fios
● Ajuda no combate a queda dos cabelos
● Ajuda a combater a quebra do fios
● Contém vários nutrientes como a vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento mais rápido do cabelo.
● Auxilia na melhor circulação no couro cabeludo
● É ótimo para quem tem pele seca e combate a coceira no couro cabeludo
● É bom para quem sofre com a calvície e alopécia
● Se for usado direto na raiz ajuda a diminuir a caspa
● É um ótimo hidratante e ajuda a recuperar os fios profundamente
● Ajuda a encorpar os fios e deixar o cabelo menos ralo
● Proporciona brilho ao cabelo e ainda sela as cutículas da fibra do cabelo.

Modo de usar o óleo de rícino

Você pode usar o óleo de rícino de várias maneiras, isso vai depender de qual o seu objetivo. Confira abaixo algumas formas:

Para hidratar os fios dos cabelos: Pegue um pote de iogurte natural e adicione uma colher de sopa de óleo de rícino e aplique nos cabelos lavadas e ainda um pouco úmido. Deixe agir por 20 minutos e enxague em água abundante.

Para hidratar a pele: Use uma colher de sopa de óleo de rícino com uma colher de óleo de coco. Misture todos os ingrediente e aplique pelo corpo. Deixe agir por meia hora antes de enxaguar.

Para hidratar as cutículas e fortalecer as unhas: Passe o óleo de rícino nas unhas durante a noite e lave apenas na manhã seguinte.
E você? Já usou o óleo de rícino? Conte pra gente nos comentários quais foram os benefícios que você já observou!

69 Comentários

      • Gente…visícula só cirurgia, sofri muito com cálculos na visícula até que fiz a cirurgia. Na minha opinião um orgão inútil só serve para criar pedras não tenho visículas desde 2006 e me sinto normal. Até hoje não sei para que veio a visícula.

        • Santa ignorância, suas palavras mostram um estado de quem não tem conhecimento e cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.)

        • Caríssimo Moisés. Desejo um bom dia pra voce. A vesícula (não visícula)já foi muito útil para nós humanos, assim como as amígdalas e outros muitos órgãos que já não necessitamos mais….pense um pouco na evolução dos seres vivos no planeta. Quando voce ler a respeito vai entender melhor as mudanças que os seres vivos experimentam ao longo dos séculos.

        • A vesícula é responsável pela produção de bile que atua no corpo fazendo a emulsificação das gorduras ingeridas, ela tem grande importância no processo digestivo não diga que só serve pra criar pedras.

        • concordo com voce, quase morri ano passado com a vesícula que ja estava inflamando…sofri por 1 mes e 24 dias consecutivos até ser operada e graças a Deus estou ótima agora.

      • Utilizei SLACSTONE II solução natural para preparar água dialética e 6meses tirei nova ecografia ea médica não queria acreditar até as paredes da vesícula estavam limpas. Compra-se nas boas ervanarias (em Lisboa nas Lojas Celeiro).OS médicos nem queriam acreditar,mas a ecografia já não deu litíase/pedras. Obrigado ao fitoterapeuta Dr Carlos Ventura.

    • Helena B.

      Usei por dois anos consecutivos sob orientação de médico fitoterápico.
      Usa-se dois meses e falha tres meses.Curou-me de DORT/LER.

  • Estou usando o óleo ce ricino nos cabelos, pois estavam caindo bastanta, e agora na estou vendo resultado, agradeço por publicar esse benificio.

  • Estou usando o óleo no rosto, couro cabeludo, cílios e sobrancelhas. Queria ter tirado foto antes ,mas como não levei a serio acabei nao tirando, nossa eu tinha um buraco de mais ou menos 1 dedo de largura, devido excesso de químicas e nada resolvia entao começei usar o resultado foi fios mais grossos e encorpados nossa muito bom . mais o resultado demora pra ser notado

      • depois da chicungunya tive queda imensa de cabelos e sobrancelhas e o pouco q restou não tinha saúde nenhuma. Usei óleo de rícino nas sobrancelhas e cabelos todos os dias. Passava na pele e couro cabeludo. Cerca de três meses depois eu já tinha um montão de sobrancelhas e cabelos, saudáveis, inclusive, o q me surpreendeu, pois tenho 53 anos e cabelos longos.

    • No dia 02 06.16 meu cabelo caiu por causa de química.Entrei em pânico, pois o meu cabelo caira todo na parte da frente. tive que disfarcar com turbante.
      Comecei a usar óleo de rícino igual a uma louca. Notei que o cabelo comecara a nascer quase 5 meses depois, ou seja, em novembro. Ma é claro que eu tomei (ainda tomo) remédio chamado Priorim e continuo a usar o óleo de rícino. Passo o óleo nas nádegas e ele ameniza o aparecimento das minha estrias.Super recomendo.

    • Pedras na visícula só cirurgia, simples demais a lazer ou bisturi, perca o medo e vá atrás. Fiz a cirurgia e no terceiro dia já estava em casa, a lazer vc interna de manhã e sai à tarde.

      • Para com isso Moisés, muitas vezes o que é bom para o seu organismo não serve para outro…. eu estava com cirurgia marcada para a vesícula com ela cheia de pedras com exame feito e tudo senti dor desde os 13 anos de idade, nunca fui atrás…. as eliminei com procedimento de uma semana….. e se você pesquisar ela serve sim…. tirando ela é como tirar todas as torneiras da sua casa, a bili se produz no fígado e ela é um reservatório para quando você precisar de mais que uma pequena quantia que é produzida constantemente.. se engane, mas não engane os outros… para um pouco mais de conhecimento, as pedras ” coágulos de bili” se formam no fígado e algumas caem para a vesícula… mas nem todas… para que quiser saber procurem no youtube sobre limpeza de fígado e vesícula….. pra mim deu certo…. não senti mais dor até hoje, tinha dores pelo menos uma vez por semana, fiz o procedimento em abril de 2016 …. quando falei para o médico que queria fazer outro exame que achava que não tinha mais as pedras … ele deu risada da minha cara e não quis pedir outro exame e disse que se eu resolver fazer a cirurgia é só marcar outra consulta…. O procedimento é todo natural… e é muito barato… o contrário de uma cirurgia com plano particular que não sai por menos de 6k…..

        • Bom até ser que com tratamento natural consiga tirar as pedras, mas a minha era muito grande e tive muitas crises, e por isso tive que fazer… acho que há casos e casos… pra muitos só com cirurgia mesmo. Não vamos generalizar.

  • Faz uma semana que estou usando no cabelo e na pele do rosto. Pro cabelo notei que pegaram força e na pele do rosto, depois de lavar bem antes de dormir, ao acordar notei que está macia e bem hidratada, com uma sensação de pele saudável e descansada. Misturo 5 gotas de óleo de ricino com 5 gotas de óleo de amêndoas doces. Massageia e pronto. PERFEITO! Baratinho!!!!! E ainda FUNCIONA!!!!!

    • Carol, para os cilios vc pide usar a bimatoprosta (nome genérico) mas somente nos superiores e com miito cuidado para nao pingar nos olhos. Vc pode usar uma agulha de costurar ( o lado onde tem o buraco ) e. Certifique-se de sempre estar esterilizada com álcool.

    • Simples,barato e muito eficiente…para hidratar e crescer os cabelos,cílios e sobrancelhas aplicar com cotonete 2x ao dia!é ótimo para ser usado após exposição solar!

  • Bruna comprei hoje( 17/10/16) o óleo para uso no cabelo e vou tentar melhorar uma cicatriz na mão, ainda não usei, porém li alguns artigos falando que gestante e mães que estão amamentando não devem usar o óleo, em um grupo do face que participo algumas mulheres disseram que ao usar o óleo de ricino menstruaram…. Mesmo usando anticoncepcional, não sendo o dia de menstruar. Caso alguém saiba de alguma informação diferente por favor nos ajude!😜

  • Eu comecei usar pra minha sobrancelha, porque ela foi mal feita e acabou ficando um defeito enorme no meio dela e não crescia de geito nenhuma me indicarão o óleo de rícino e depois de três semanas ja comecei ver o resultado, pelos mais grossos e onde estava sem pelo cresceu também continuo passando nas sobrancelhas e cílios.

  • Esse óleo é muito bom uso sempre.
    Para o intestino.
    Tenho o intestino preso e um dia desses fiquei horas no banheiro com as fezes presa (não ia e nem vinha,terrível) tomei uma colher de sopa de óleo de rícino e em meia hora consegui defecar normalmente.
    Para quem não vai ao banheiro todos os dias recomendo tomar uma vez por dia.

    Para o cabelo.
    Assim que tive meu bb meus cavelos cairam muiito então resolvi fazer a massagem capilar Utilizando o óleo de rícino molhando a ponta dos dedos e fazendo movimentos circulares …posso garantir que elimina a queda some a caspa e da crescimento.(claro fazendo isso pelo menos uma vez na semana.
    Depois que li esse artigo fiquei feliz pq minha pele é muito seca e eu vou testar.

  • Comecei hoje 02/12/2016 tratamento para ( Alopecia ) pois estava usando menoxdil e realmente funcionou mais somente na baraba no couro cabeludo não. não evitou a queda de cabelo mais pelo menos não caiu mais. agora vou ver o resultado do óleo de rícino.

  • Fiquei sabendo que 2 gotas de óleo de rícino é bom pra cólica de bebê. Só que estou com medo de usá. Alguém já usou para cólica do bebê

  • Estou fazendo meu TCC em torno das aplicações e uso do Óleo de Rícino , sim em minhas pesquisas vejo a grande diversidade deste óleo ,tão abrangente que consegue ser , laxante , depurativo , umectante , bio- combustível , seu polímero esta sendo usado para a confecção de próteses para amputados , na estética está sendo pesquisado um fio de polímero de mamona (que é o rícino) para os tratamentos de rejuvenecimento facial , que em pesquisas atuais nos dão informação de que este polímero tem ligação iônica com a pele e por ter propriedades bactericida , bacteriostáticas , antifungística , contribuem para que não haja rejeição do elemento no organismo . Portanto é um óleo de grande abrangência e propriedades mil , quanto ao uso de seus efeitos em recém nascidos acredito que só mesmo o pediatra poderá te dizer , o fato de ser um óleo aparentemente inofensivo , sabe-se também que seu uso interno como laxante precisa ser avaliado , pois indutores intestinais podem trazer sérios problemas ao organismo , procure um pediatra e avalia a situação , existem organismos que ficam irritados até com indutores naturais como mamão e outros estimuladores em crianças e muito importante a opinião do médico, massagens podem melhorar muito atividade intestinal de crianças , espero ter contribuído para algum esclarecimento . Ana Maria Costa.

  • Oie Gente, Acabei de usar o óleo.
    Mas cedo, usei no cabelo e agora a noite tomei pra evacuar.
    Acho que meu intestino ja está se preparando, se der certo,volto e deixo outro comentário.
    Bjinhos
    Fiquem com Deus.

  • Gente óleo de rícino tomei muito na minha infância, minha mãe dava pra mim e 5 irmãos tomarem poque ela falava que era pra limpar o intestino da gente como se fosse um remédio pra verme só que natural, passávamos o dia inteiro no banheiro mais funcionava, muito bem e acredito ser por isso que eu tinha o cabelo tão lindo,parecia uma índia cabelos fortes e saudável mais cresci e usando muito química, uma hora loira outra hora ruiva ai acabei com os meus lindos cabelos agora vou começar o óleo no couro cabelo p ver q resultado dá.

Deixe seu comentário!