Uncategorized

Óleo de soja: Ele possui benefícios? Saiba como usá-lo!

Óleo de soja benefícios

Os óleos comestíveis possuem uma gordura essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, esses óleos, podem ser consumidos por todas as pessoas, mas com moderação, pois apesar de vários benefícios eles podem ser muito calóricos. Exemplo disso é o óleo de soja, muito comum e conhecido das pessoas, ele é utilizado no dia a dia para a cocção de alimentos, e possui diversos benefícios para quem o consume. Porém deve ser usado com moderação, uma vez que um grama de óleo de soja possui 9 calorias, o que significa que uma colher de sopa tem mais ou menos 117 calorias.

Se você quer saber mais sobre o óleo de soja, continue lendo! Vamos falar mais dele a seguir!

Benefícios do óleo de soja

O óleo de soja é muito rico em gorduras poli insaturadas, ômega 3 e ômega 6, que são gorduras boas para o corpo. Essas gorduras quando combinadas auxiliam no processo anti inflamatório, ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, auxilia na regulação do colesterol, diminuindo o colesterol mal, conhecido como LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL. Outra vantagem do óleo de soja é que ele é acessível a todos, e pode ser aquecido sem perder seus benefícios, por isso ele é usado frequentemente para fazer comida.

Porém é preciso moderação para consumi-lo, pois em excesso ele pode trazer problemas de colesterol alto e aumento de peso.

Outros benefícios do óleo de soja são: Proteger o sistema nervoso, uma vez que ele tem ácidos graxos e fosfolipidios. Pode substituir a manteiga e assim diminuir o colesterol do sangue. Ajuda a minimizar os efeitos da menopausa por causa da presença de isoflavonas, protege a membrana celular, uma vez que ele possui vitamina E e vitamina A. É melhor digerido pelo o organismo do que alguns azeites.

Como usar o óleo de soja?

Muitas pessoas acham que sabem utilizar o óleo de soja devido a sua popularidade na cozinha, porém muitas delas também estão fazendo uso desse óleo de maneira errada e assim não usufruem dos benefícios que o óleo de soja pode dar ao organismo.

Para fazer uma panela de arroz é necessário apenas uma colher de sopa rasa de óleo, apenas isso já é suficiente. Para o feijão vale a mesma quantidade ou até um pouco menos, já que ele serve para ajudar no tempero do prato.

Outra coisa importante sobre o óleo de soja, é que para ele não perder as suas propriedades ele precisa ser aquecido até no máximo 180 graus, uma vez que essa é a temperatura máxima para que ele não perca as suas propriedades nutritivas. A maioria dos óleos não pode ir ao fogo, o óleo de soja é uma das exceções.

O óleo de soja pode ser utilizado também nas saladas, principalmente por pessoas que possuem intolerância ao azeite, ele é um bom substituto. Mas não use mais do que meia colher de sopa, isso já é suficiente para temperar a salada.

Outras dicas sobre o óleo de soja: Sempre utilize o óleo de soja limpo para fazer frituras, pois quando mais ele é reutilizado, mais ele perde as suas propriedades nutritivas devido ao excesso de vezes que ele foi exposto ao calor e assim atingindo uma temperatura mais elevada do que o recomendado, que é de 180 ºC.

1 Comentário

  • Nunca li tanta besteira! Primeiro omega 03 e 6 sao antagonista um bloqueia o outro… alem do que omega 03 é altamente oxidativo, e inutil usa-lo para frituras,pode ate fazer mau.
    O oleo de soja que usamos passa por muitos processos quimicos, alem do que oleos vegetais mais resistente a oxidaçao sao o de coco e de abacate….

Deixe seu comentário!