Falar de cenoura é falar de uma pele mais bonita e saudável. Quando o assunto é óleo de cenoura, não é diferente. Veja hoje o que o produto pode fazer por sua beleza e bem-estar!
O modo de obtenção do óleo de cenoura geralmente é por prensagem a frio de sua raiz, permitindo a conservação de seus compostos. Já a extração em solventes e aquecimento não garante a preservação dos nutrientes e vitaminas.
O óleo de cenoura conta com propriedades ricas também para os cabelos, indispensáveis em uma boa hidratação natural, principalmente nas madeixas mais cacheadas ou crespas.
Ou seja, o óleo de cenoura serve tanto para cuidar da pele quanto dos fios que precisam de uma forcinha para crescer.
E o que será que está por trás de tudo isso? O óleo extraído da cenoura contém ácidos graxos, antioxidantes, açúcares, ácido málico, carotenoides, betacaroteno, vitaminas (B, C e D); pró-vitaminas A e K.
A cenoura (nome oficial Daucus carota) é uma planta da família das aspiáceas. O consumo de sua raiz alaranjada é muito comum, mas a parte que fica acima da terra também é comestível.
É justamente a porção alaranjada da cenoura uma das principais fontes de betacaroteno, um composto que dá a coloração dela e que é uma substância pró-vitamina A.
O betacaroteno é uma molécula que, ao ser consumida, é hidrolisada no fígado, dando origem à vitamina A.
Por ser facilmente absorvido pela pele, o betacaroteno é excelente em cosméticos em óleos.
A vitamina A, por sua vez, é muito importante para o desenvolvimento animal, principalmente dos mamíferos.
Lembrando que nosso corpo não fabrica esta vitamina, sendo necessária a ingestão dela por meio dos alimentos para garantir o funcionamento adequado do organismo.
Um exemplo clássico disso é o papel da vitamina A na nossa visão. A carência dela pode causar dificuldade de enxergar em locais com pouca iluminação, além de ressecamento da pele, uma vez que colabora com a manutenção dos chamados tecidos epiteliais.
Não é à toa que o óleo de cenoura faz parte da lista top de produtinhos capilares para sempre.
É um item que não pode faltar no armário para fazer uma boa massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos, por exemplo. Ela permite aumento da circulação sanguínea e ativação celular.
O resultado é melhor penetração das vitaminas na raiz e, portanto, no processo de formação dos folículos pilosos e nutrição dos fios. Com isso, a raiz ganha força e os cabelos danificados por agentes naturais ou químicos conseguem reagir às agressões.
Conheça mais vantagens do óleo de cenoura
- Anti-idade
- Anti-inflamatório
- Antioxidante
- Bronzeador
- Cicatrizante
- Hidratante
- Lubrificante
- Protetor solar (não substitui protetor tradicional, pois o fator de proteção solar é muito baixo)
- Revitalizante para cabelos
- Xampu e condicionador para cabelos secos e danificados
Graças a propriedades como as descritas acima, o óleo de cenoura serve de ingrediente para diversos produtos com diferentes propósitos.
São cremes, óleos para banho, loções, emulsões, bronzeadores, itens para bebês, cosméticos naturais, hidratantes, óleo de massagem, cremes para pele e cabelos secos, entre outros.
A dica de aplicação de outros óleos vegetais e essenciais puros vale para o de cenoura: na pele ou nos cabelos, é aconselhável diluir previamente o óleo essencial de cenoura em água. E nada de exageros no número de gotas, para evitar concentração grande dele em alguma parte do corpo.
Aproveite o óleo de cenoura para cuidar do seu visual com o que há de melhor na natureza.
Até o próximo post com mais óleos para tudo!
Deixe seu comentário!