Quando pensamos em amendoim, logo vem à cabeça uma infinidade de gostosuras que podemos fazer com ele. Mas muita gente desconhece os benefícios do óleo de amendoim. Então, fique de olho nos próximos parágrafos e descubra!
Existem diversos tipos de óleos, porém, nem todos eles vão da cozinha à prateleira de cosméticos com tanta habilidade. O óleo de amendoim é capaz de fazer bem em diversos sentidos, da dieta aos cuidados com a pele.
O combate a estrias é um dos usos do óleo de amendoim. Um produto versátil que auxilia na manutenção do bem-estar e da beleza. Ele chega a ser indicado para quem tem problemas cardíacos.
Tão saudável quanto o azeite de oliva, o óleo de amendoim é aliado também na prevenção de doenças cardiovasculares. É bom lembrar que tais enfermidades estão entre as principais causas de morte não só no Brasil, mas no mundo.
Claro, as dicas aqui apresentadas não substituem a consulta médica, e cada caso deve ser avaliado por um especialista. No geral, o óleo de amendoim é eficaz em vários sentidos.
Veja os principais benefícios do óleo de amendoim
- Por ter origem vegetal, não traz colesterol em sua composição
- É rico em gorduras monoinsaturadas/insaturadas, favorecendo a prevenção de coágulos nas artérias
- É fonte de ácidos graxos, que não prejudicam o colesterol ‘bom’, além de atuar na redução do colesterol ‘ruim’, o LDL
- Combate o envelhecimento precoce, uma vez que é rico em vitamina E e seus antioxidantes
- Ajuda a fortalecer as células e age no rejuvenescimento dos tecidos da pele, proporcionando uma aparência mais renovada e saudável
- Auxilia na digestão, aliviando a sensação de inchaço corporal, comum logo após as refeições
- A presença de ácidos graxos, principalmente o ômega 6, estimula os sistemas nervoso e imunológico, além da coagulação, prevenindo as hemorragias
- Contém vitamina B, que contribui para manutenção do bom humor
- É coadjuvante no combate às estrias e à flacidez, especialmente para quem está em processo de emagrecimento ou gravidez
No caso específico da gestação, o truque é misturar óleo de amendoim com água e aplicar no local onde a pele está mais esticada. Ele fornece hidratação e diversos outros elementos para reduzir as chances do surgimento das estrias devido à maternidade.
Quanto ao uso do óleo de amendoim na cozinha, há quem prefira preparar os alimentos com ele porque o produto não altera o sabor das comidas. E mais: seu cheiro é suave e ele não absorve o gosto dos demais itens; e não oxida, permitindo leveza e manutenção de seus nutrientes.
A maioria dos óleos vegetais perde as propriedades na exposição a altas temperaturas. O óleo de amendoim é mais resistente; não solta fumaça ou fica escuro; não tem sabor ou cheiro forte. Portanto, é perfeito para cozinhar. Vai bem dos pratos especiais e saladas às frituras.
São razões mais do que suficientes para entender a preferência pelo óleo de amendoim em frituras e pratos muito quentes. De quebra, ainda ajuda no regime.
Aproveito para destacar que, mesmo com tantos pontos positivos, convém não abusar do óleo de amendoim, ok?
Moderação é a dica em todos os menus, até nos mais saudáveis. Quando consumido em quantidades exageradas, o óleo de amendoim pode perder seu efeito benéfico.
Quanto ao uso na pele, normalmente, a restrição fica por conta do rosto e outras áreas mais sensíveis.
Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista para orientar seus hábitos e tirar todas as dúvidas.
Certamente, o tipo de óleo que usamos no preparo dos alimentos pode fazer muita diferença não apenas no sabor, mas, principalmente, na saúde. O óleo de amendoim está aí para cuidar do seu bem-estar e beleza. Aproveite o que ele tem de bom para viver mais e melhor!
Até a próxima!
Deixe seu comentário!