O que não falta é opção de óleo para deixar os alimentos mais gostosos: girassol, soja, canola, milho, azeite etc. Uma rápida passagem pelas prateleiras do mercado e uma quantidade igualmente grande de dúvidas surge.
Mas, afinal, quais os óleos mais saudáveis para temperar o que comemos? Reserve alguns minutos para ler este artigo; misture seus conhecimentos a novas informações; acrescente uma boa pitada de bem-estar e tire suas conclusões, recheadas de boa forma e qualidade de vida. Anote aí!
Os óleos vegetais…de uma forma geral
Os óleos vegetais são itens indispensáveis à culinária quando a ideia é diminuir a gordura na alimentação. Estejam eles sozinhos ou na companhia perfumada de ervas aromáticas, especiarias, cebola ou alho.
De uma maneira geral, são ricos em vitamina E, auxiliando na melhora da nossa imunidade.
Porém, como diz aquele ditado, “a diferença entre remédio e veneno é a dose”, ou algo assim…
E bota diferença nisso. Consumidos em excesso, os óleos vegetais também podem provocar, hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e diabetes.
É que, apesar da origem natural, esses produtos oferecem vários tipos de gorduras.
Para entender melhor como tudo isso funciona, dá só uma olhada na lista com detalhes sobre os óleos de canola, soja, girassol, milho e azeite:
Óleo de soja – é considerado saudável porque é rico em gordura poli-insaturada. Pode ser usado para cozinhar, grelhar e assar. Há quem prefira adicionar o óleo de soja aos pratos frios.
Entre as vantagens dele estão: contribuição para a redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL) no sangue; ação anti-inflamatória; auxílio na redução do risco de doenças cardiovasculares.
Óleo de Milho – dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o colesterol; beneficia a visão e a imunidade; pode ser utilizado tanto na mesa quanto no preparo de pratos, temperos e saladas.
Óleo de girassol – fonte de ômega 6 e vitamina E, é aliado importante na redução dos riscos de doenças cardíacas; ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico; contribui para retardar o envelhecimento das células.
O óleo de girassol é considerado um óleo nobre. Por esta razão, é bastante usado na alimentação, seja em forma de conservas, margarinas, cozidos, pratos finos, frituras ou óleo de mesa.
E ainda: é mais resistente que outros produtos do gênero, podendo ser aquecido até 200ºC.
Óleo de canola – oferece grande quantidade de ômega 9, além de possuir equilíbrio ideal entre os ácidos graxos ômega 6 e ômega 3; colabora com a redução da pressão arterial e com a prevenção de enfermidades cardíacas.
Outro diferencial é que ele traz níveis mais baixos de gorduras saturadas quando comparado aos óleos de milho, soja e girassol.
Participa do equilíbrio dos níveis de HDL e LDL, além de conter vitamina E (antioxidante) e de poder ser aquecido até 180ºC.
E é uma excelente opção para temperar saladas.
Azeite – ele está na lista dos alimentos que, se aproveitados na medida certa, só trazem vantagens. Uma das justificativas para isto é o fato de possuir a chamada “gordura do bem” entre seus nutrientes.
O azeite é rico em vitaminas A, D, K e E, sendo considerado um ótimo antioxidante, atuando no atraso do processo de envelhecimento celular. Pode ser utilizado para temperar saladas, legumes, peixe, sopa, molhos, assados, grelhados, massas etc.
E veja o que um pouco de azeite diariamente pode fazer por você: ajuda a diminuir o colesterol; favorece o estômago; combate inflamações e osteoporose; reduz fatores de riscos para doenças cardíacas, diabetes, gastrite, hipertensão e até mesmo o câncer.
Uma dica para potencializar seus os efeitos é prestar atenção à acidez do azeite. Por isso, na hora da compra, verifique o rótulo e dê preferência aos produtos que possuem acidez abaixo de 0,8%.
Classificados como extravirgem, eles são recomendados para dar um gostinho todo especial às saladas e molhos.
Então, agora você já conhece melhor os óleos mais saudáveis para temperar os alimentos. Aproveite os benefícios de cada um deles e deixe sua qualidade de vida mais saborosa, e com aroma inconfundível.
Saúde! E até breve.
muito bem gostei das explicaçoes, voces sao legais mesmo.