Sabia que esse óleo de nome exótico é utilizado para combater até a flacidez em nosso pescoço? Existem muitas outras curiosidades e aplicações. O artigo de hoje só está começando…
Bastam pequenas gotas de óleo de echium na ponta dos dedos diariamente para fazer uma massagem ascendente sobre a pele do pescoço, antes de dormir.
O que acontece no caso do exemplo acima é que o óleo de echium promove a regeneração das células e a síntese de colágeno e elastina.
O grande diferencial do echium é a presença de um raro tipo de ômega-3, o SDA, capaz de revigorar profundamente a pele.
Com isso, é possível amenizar os sinais da idade e ter uma aparência mais jovial.
Outra opção é misturar 10 gostas do óleo de echium em uma colher (chá) do seu hidratante preferido de uso diário para potencializar os efeitos dele.
Entenda como o óleo de echium beneficia sua saúde e beleza
O óleo de echium é feito a partir das sementes de Echium plantagineum, uma espécie de echium nativa no norte da África, sudoeste da Ásia, Europa ocidental e do sul. O processo de refinação é rigoroso, para se obter um produto o mais limpo e saudável possível.
As sementes de echium contêm porções importantes de GLA, o Ácido Gama Linolênico, e SDA, ou ácido estearidônico, que também é um intermediário decisivo na síntese de vários compostos no organismo. Os dois ácidos são produzidos pela mesma enzima.
O óleo de semente de echium vem despertando o interesse da comunidade científica, dos veganos e vegetarianos. O motivo é que ele desponta como excelente uma alternativa às fontes não marinhas de ômega 3 conhecidas atualmente.
Entre os benefícios do produto estariam a melhora da imunidade, a neutralização de inflamações, sendo, portanto, um aliado da saúde cardiovascular, ocular, das articulações e do cérebro.
Veja um resumo das propriedades do óleo de echium
- Auxilia na concentração e aprendizado
- Tem ação anti-inflamatória
- Ajuda o sistema imunológico
- Favorece o bom funcionamento do cérebro
- Serve de substituto vegetal do ômega-3 e EPA / DHA do óleo de peixe, sendo o precursor vegetariano para o EPA, além de substituto de ômega-3 ALA
- É um poderoso componente de formulações anti-idade
- Promove a hidratação da pele
- Age como um calmante da cútis
- Contribui para uma melhor flexibilidade das articulações
- Mantém a saúde cardiovascular e a função ocular
- Colabora com a manutenção da estabilidade do humor
Saiba mais sobre o óleo de echium
Descobrimos há algum tempo a ligação entre colesterol elevado e risco de doença cardiovascular. Porém, recentemente, os níveis de triglicérides também vêm sendo reconhecidos com vilões do coração.
Um detalhe importante é que pessoas com colesterol alto podem apresentar concentração mais elevada de triglicérides.
Embora o óleo de peixe seja famoso por reduzir os triglicérides, muitas vezes o consumo dele não é suficiente para conseguir esse benefício. É aí que entra o óleo de echium, oferecendo a possibilidade de obter um efeito similar a partir de uma fonte vegetal.
Existe até pesquisa atestando que o alimento reduz a quantidade de triglicérides em ratos. O estudo foi conduzido pelo Wake Forest e Harvard Center.
Os cientistas usaram ratos com níveis de triglicérides ligeiramente elevados para observar como o óleo de echium conseguia atuar neste sentido. Os animais foram alimentados com dietas suplementadas com o produto, além de óleo de peixe e, como controle, óleo de palma.
Os resultados: o óleo de peixe e o de echium reduziram os triglicerídeos no plasma sanguíneo e no fígado; EPA enriquecido no plasma e no fígado, sendo no echium menos do que óleo de peixe; menor expressão de diversos genes envolvidos na síntese de triglicérides no fígado.
As pesquisas continuam, e ainda há muito o que estudar sobre o óleo de echium. No que depender deste espaço, você estará sempre bem-informado e mais saudável.
Até a próxima!
Deixe seu comentário!