Uncategorized

Óleo de canela: especiaria com aroma de saúde

A canela exala um perfume inconfundível. E já pensou em fazer uma boa massagem com óleo de canela para relaxar no final de um dia agitado? Pois se não pensou, hoje eu trago motivos para você, quem sabe, rever seus conceitos. Veja nos próximos parágrafos!

O óleo de canela é extraído da casca ou folhas da árvore de canela. O aroma doce e exótico é benéfico, e muito usado em perfumes, além de diversos outros produtos aromáticos corporais.

O óleo essencial da canela traz vantagens muitas vezes surpreendentes para o bem-estar.

No mundo inteiro, é utilizado como forma auxiliar de tratar diversos problemas de saúde e desconfortos, tais como as inflamações e presença de micróbios. Em parte, pela atuação de compostos como o cinamaldeído.

Conheça as propriedades do óleo essencial de canela

• Afrodisíaca
• Analgésica
• Antibiótica
• Antiespasmódica
• Anti-inflamatória
• Antisséptica
• Antiviral
• Carminativa (substância ou medicamento que combate a formação de gases no intestino ou que facilita sua expulsão)
• Emenagogo (diz-se de medicamento que provoca ou restabelece a menstruação)
• Estimulante
• Estomáquica
• Inseticida
• Parasiticida
• Sudorífera

Entre os benefícios e funções terapêuticas do óleo de canela, podemos citar, ainda, o combate a males como: artrite, bronquite, diarreia, gripes, infecções nos intestinos, pediculose (moléstias provocadas por piolhos), sarna, asma e impotência.

O óleo de canela é um dos óleos essenciais ocasionalmente aplicados na aromaterapia.

Uma curiosidade: o primeiro uso do óleo de canela foi como purificador de boca, assim como refrescante de hálito.

Até hoje, o produto vem sendo aproveitado na fabricação de itens ligados ao combate do mau hálito, tais como pastas de dentes e gomas de mascar.

Para as mulheres, especificamente, o óleo de canela traz vantagens como o alívio de cólicas e outras dores típicas do período menstrual.

Pesquisas indicam que o produto aumenta a função cerebral, favorecendo a memória, aliviando a tensão e o nervosismo. O consumo frequente do óleo de canela está associado a melhorias nas atividades intelectuais, inclusive na resposta visual-motora e o reconhecimento.

Em relação a nossas células sanguíneas, descobertas científicas demonstram o poder do óleo de canela no sentido de eliminar impurezas e melhorar a circulação.

E mais: a presença de um agente de afinamento do sangue faz do produto um auxiliar no combate à dor e no aumento da oxigenação celular.

Outra vantagem do óleo seria a prevenção de ataques cardíacos.

Curiosidades e mais informações sobre a canela

A canela é, na verdade, o nome genérico da especiaria obtida da casca interna de árvores da espécie Cinnamomum, da família Lauraceae, originária do Sri-Lanka, país insular asiático que fica no extremo sul do subcontinente indiano.

A árvore pode atingir de seis a nove metros de altura. E suas folhas também podem ser destiladas para a produção do óleo essencial de canela.

Existem diversos tipos de Cinnamomum, cujas cascas são comercializadas como canela. Os mais comuns são: Cinnamomum verum e Cinnamomum cassia. Ambos saborosíssimos – e que têm sido utilizados como especiaria ou na medicina popular ao longo dos séculos.

Seu consumo é registrado desde 2000 a.C., no antigo Egito, seja em condimento para bebida, remédios naturais ou item de embalsamamento.
Para muita gente, canela valia mais que ouro.

A especiaria é citada inclusive na Bíblia, e em um dos primeiros registros da medicina e da botânica chinesas, datado lá por volta de 2700 a.C.

Viu quantos benefícios a canela e seu óleo essencial podem trazer? Faça como os povos antigos. Aproveite você também a riqueza da especiaria para ter mais saúde e viver melhor. Óleo de canela é tudo de bom!

 

Deixe seu comentário!