Hoje, temos consciência do poder do limão no combate a bactérias, fungos e vírus. Mas bem antes de a ciência comprovar tais benefícios, os egípcios já sabiam das qualidades do fruto.
Entre elas, a capacidade de auxiliar na defesa de nosso organismo, na digestão e desintoxicação. Tanto é que eles sempre consumiram o suco de limão para eliminar toxinas e venenos de seus corpos.
O óleo de limão é um dos produtos obtidos da fruta, sendo útil em diversos processos. É uma das formas de aproveitar o que há de melhor no limão, ou seja, as propriedades:
- Adstringente
- Anti-infecciosa
- Antisséptica
- Calmante
- Carminativa (que combate a formação de gases intestinais ou facilita a saída deles)
- Desinfetante
- Desintoxicante
- Indutora do sono
- Revitalizante
Quando usado na aromaterapia, o óleo essencial de limão é capaz de refrescar, clarear e estimular a mente. Por isso, o produto é empregado em casos de apatia e confusão mental, além de aliviar sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).
O óleo é recomendado para reduzir tonturas, fadiga mental, exaustão, tensão nervosa e ansiedade. Ele é coadjuvante na busca por uma maneira mais positiva de pensar, isto é, auxilia na restauração das energias e no afastamento da negatividade.
O óleo de limão é, ainda, útil contra doenças de pele, cansaço, problemas estomacais, estresse, febre, asma, infecções, insônia e sobrepeso.
E mais: melhora a memória e favorece a energia disponível em nosso corpo; serve para amenizar problemas circulatórios, anemia, varizes, verrugas, herpes, dores, infecção urinaria, reumatismo e infecções na garganta.
Entenda os poderes curativos do óleo de limão
O alto nível de vitamina C encontrado no óleo de limão favorece nossa imunidade e a produção de células brancas do sangue, ou seja, potencializa a capacidade de combater doenças.
É um líquido refrescante, versátil e que ainda pode ser usado em limpeza ou como aroma e tônico.
O óleo essencial de limão é normalmente comercializado em lojas de produtos naturais, físicas ou na internet.
Uma curiosidade: são necessários aproximadamente 3 mil limões para produzir um quilo de óleo. Um processo que acontece por meio de prensa a frio, diretamente a partir da casca dos frutos. Assim, suas propriedades ficam ainda mais concentradas.
Na pele, o óleo de limão fornece elementos que ajudam a devolver o viço, especialmente quando a cútis está opaca e sem vida. E, graças a sua ação adstringente e desintoxicante também é recomendado para cuidados com peles com cravos e espinhas.
Usado corretamente, o produto é capaz de devolver a jovialidade de uma pele com aparência cansada ou equilibrar a produção de sebo.
Os limões são, possivelmente, as frutas cítricas mais utilizadas no mundo inteiro, especialmente na culinária. Com o óleo de limão, as opções de uso aumentam bastante, beneficiando tanto a saúde quanto a aparência.
Ao incluir o óleo essencial de limão no dia a dia, podemos mandar o estresse para bem longe, energizar o corpo, aliviar desconfortos emocionais e físicos que reduzem nossa capacidade de viver com equilíbrio e de interagir com os demais.
Precisando descongestionar a mente e aliviar o estresse? Aposte no óleo de limão! Tenha sempre em casa este aliado contra vírus, bactérias, problemas circulatórios e respiratórios, entre outros.
Importante: assim como o suco de limão, o óleo não deve ser aplicado em áreas que serão expostas imediatamente ao sol, uma vez que pode manchar a pele.
Quanto às formas de uso, elas vão da aromatização de ambientes às compressas, massagens, banhos, inalação e escalda-pés. Sempre respeitando as orientações passadas por um profissional capacitado, claro.
Cada modo de aproveitar o óleo essencial de limão tem indicação e dosagem próprias, de acordo com a função terapêutica.
Está esperando o que para obter você também as vantagens de um bom óleo de limão? Sua saúde, beleza e disposição merecem!
Veja outros óleos:
Deixe seu comentário!