Uncategorized

Óleo de avelã: Prioridades, benefícios e como usar

A avelã é uma castanha que pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, e muito usada na culinária, sobretudo no preparo de bolos e doces. Além de saborosa, trata-se de uma noz que possui muitos nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o óleo de avelã, seus benefícios, propriedades e como inseri-lo na sua rotina.

Propriedades do óleo de avelã

O óleo de avelã pode ser usado na culinária, mas hoje vamos focar nos seus benefícios para a beleza e saúde, que se dá, principalmente, graças aos altos índices de vitamina E, vitamina A, e vitaminas B1, B2 e B6. Isso confere ao óleo de avelã poderes antioxidantes, fazendo dele uma ótima alternativa na hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, ele também possui cálcio, magnésio e ácido linoléico. Destacam-se também as sua função anti inflamatória e o combate ao mau colesterol.

A seguir vamos falar como usar o óleo de avelã e seus benefícios.

oleo-avela-beneficios

Proteção solar

O óleo de avelã é usado na produção de cosméticos, sobretudo quando se está em busca de proteção solar. Isso porque ele impede que os raios ultravioletas cheguem a pele, evitando o seu envelhecimento precoce e as temidas queimaduras solares. Na indústria, ele geralmente é adicionado a outros óleos.

Hidratação da pele

O seu alto índice de antioxidantes traz muitos benefícios para a pele, podendo ser aplicado diretamente sobre a cútis. Essa propriedade do óleo de avelã faz com que ele seja um aliado contra o envelhecimento precoce, o que evita rugas e contribui para uma pele mais sedosa e macia.

Além disso, o seu poder de hidratação faz com que o óleo de avelã possa ser usado no combate das estrias, já que as marcas surgem porque falta elasticidade para a pele. Grávidas estão liberadas para usar na pele! Ele também pode ser usado em massagens relaxantes, já que o seu cheiro adocicado traz tranquilidade. A boa notícia é que mesmo as pessoas que possuem pele oleosa podem usá-lo, já que ele ajuda a fechar os poros, o que reduz a produção de óleo de pela pele.

Na pele, a recomendação é passar por todo o corpo e enxaguar em seguida, tanto no rosto quanto no corpo.

avelã-oleo

A responsável pelos benefícios para os cabelos é vitamina E, que confere maciez e elasticidade, fazendo o cabelo crescer mais rápido. Além disso, ele ajuda a limpar o couro cabeludo, deixando os fios mais saudáveis.

Para fazer a umectação com óleo de avelã, basta passar nos fios limpos e secos (inclusive na raiz). Deixe agir entre três e quatro horas e em seguida enxágue bem. Se você preferir, também pode deixar o óleo no cabelo durante a noite. Depois de tirar todo o óleo no cabelo não é recomendado usar o secador muito quente, já que podem ficar resquícios nos fios. Outra dica é se certificar que o óleo de avelã que você está adquirindo é 100% puro.

Se você já usou o óleo de avelã, conte pra gente nos comentários se ele realmente foi bom para a sua pele e para os seus cabelos! Até a próxima!

1 Comentário

Deixe seu comentário!