As propriedades do óleo essencial de bétula são praticamente as mesmas da planta, uma vez que o produto conserva os bioativos do vegetal.
Assim, é possível aproveitar o óleo de bétula como antisséptico, adstringente, antirreumático, aromático, cicatrizante, depurativo, diurético, desinfetante, laxante, anticonvulsivo, germicida, sudorífero, estimulante, tônico, laxante, antioxidante, estimulante digestivo e anti-inflamatório, entre outras funções.
Tudo porque a bétula traz em sua composição flavonoides derivados da quercetina, saponinas, taninos e óleo essencial.
Um dos usos do óleo é durante massagens, pois ele ajuda relaxar as dores musculares. Também pode ser aplicado na pele misturado com óleo de lavanda (para atenuar seu forte aroma), em uma espécie de banho relaxante.
Para prevenir caspa e seborreia no couro cabeludo, basta colocar 2 gotinhas de óleo de bétula em cada 30 ml do xampu ou condicionador.
Há relatos de utilização do óleo de bétula para evitar a calvície. Razão pela qual sua presença é bastante comum na fabricação de inúmeros produtos para cabelo.
Contraindicações e efeitos colaterais da bétula
Grávidas, hemofílicos e pessoas com doenças renais ou cardíacas não devem consumir bétula. A planta é capaz de potencializar o risco de hemorragia. Além disso, sua resina pode provocar irritação na pele, e seu pólen, alergia.
Mais características e benefícios da bétula
As folhas da bétula têm poder antibacteriano que, associado às propriedades diuréticas, serve para eliminar toxinas do nosso corpo e purificar o sangue. Por consequência, podemos sentir alívio em quadros infecciosos, inflamações e dores.
É uma planta medicinal recomendada como complementar no tratamento de edemas, cistite, psoríase, cólicas renais, uretrite, reumatismo, irritação de pele, pedras nos rins, além de contusões, eczemas, queimaduras e feridas.
Lembrando de consultar seu médico sobre a melhor forma de aproveitar a bétula ou seu óleo antes de fazer qualquer tratamento.
Algumas versões do óleo de bétula trazem recomendação de uso somente externo. E advertência para que o produto não seja aplicado em mucosas, olhos e feridas abertas.
Tomados os devidos cuidados, podemos usufruir das vantagens dos fitoterápicos e seus derivados. O óleo de bétula, certamente, pode ser um grande aliado do bem-estar.
Tanto é que a planta vem sendo estudada ao longo dos anos – e existe chance de ela possuir um potencial anticancerígeno.
O óleo de bétula possui cor verde intensa e aroma característico da planta. É empregado ainda no combate à sensação de aspereza da pele devido problemas como eczema e psoríase.
E mais: age como aspirina natural, reduzindo a dor e facilitando a respiração de quem tem tosse, porque contém uma substância chamada metil salicilato.
A bétula é um vegetal oriundo da Europa e Ásia; um arbusto ou árvore cujo tamanho varia de pequeno a médio. De fácil adaptação, pode crescer em praticamente qualquer ambiente, desde que haja solo apropriado ao seu desenvolvimento.
O curioso é que cada parte da planta conta com uma composição química diferente, fazendo com seu uso varie. Ou seja, cada porção da bétula é recomendada para um problema.
A bétula, de nome científico Betula pendula, faz parte da família Betulaceae e possui outros apelidos, entre os quais: senhora dos bosques, vidoeiro e vidoeiro branco.
Antigamente, era conhecida como ‘arvore da sabedoria’, pois dava aos pedagogos argumentos para que doutrinas saudáveis fossem assimiladas.
A Betula pendula é encontrada em forma de óleo de bétula ou planta seca em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Antes de adquirir itens assim, tenha em mente que todo tratamento, natural ou não, requer orientação médica.
E aproveite o que os óleos essenciais têm a oferecer para melhorar a nossa vida. Saúde!
Até breve com mais óleos para tudo…
Deixe seu comentário!