Óleos para Cabelo Óleos para Pele

Óleo de Uva: pele, cabelos e saúde em dia

Óleo de uva

Da versátil uva, são produzidos vinho, sucos, geleia e óleo vegetal, entre outros itens. É sobre este óleo de altíssima qualidade e pureza que vou falar hoje.

Para extrair o líquido, as sementes da fruta são trituradas e prensadas a frio. E são necessárias muitas sementes nesse trabalho demorado e caro. São utilizados aproximadamente 200kg de semente de uva para chegar a 1 litro de óleo.

Mas vale a pena. Um dos motivos é o alto teor de tocoferol (vitamina E) e de ácido linoleico obtido nesse processo. São substâncias que fazem o óleo de semente de uva ser utilizado puro em diversas situações.

É bom lembrar que a vitamina E é um poderoso antioxidante, importante na manutenção e renovação celular, em especial da pele.

Já o ácido linoleico (ômega 6), é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias e, portanto, fundamental na cicatrização de feridas. Outra maneira de usar o Óleo de Uva é na aromaterapia. E por causa de sua boa absorção, é bastante aproveitado em massagens.

Mas o produto também pode ser empregado como hidratante, pois é umectante e emoliente. Ou seja, auxilia na retenção de água na pele, mantendo-a hidratada e macia, além de colaborar para a elasticidade dos tecidos.

O resultado: restauração do colágeno, melhora da circulação periférica e, é claro, uma ajuda valiosa na prevenção de estrias e celulites, quando aplicado no corpo, e de rugas, quando usado no rosto.

Tudo isso você pode conseguir utilizando o Óleo de Uva misturado a sabonetes, cremes, cosméticos ou puro.

Há quem defenda, inclusive, o uso desse óleo vegetal nas peles oleosas e/ou acneicas, como forma de reduzir as cicatrizes das espinhas, por se tratar de um líquido de textura fina e que não obstruiria os poros.

Saiba mais sobre o Óleo de Uva

O Óleo de Uva é benéfico aos cabelos, favorecendo a hidratação das pontas ressecadas, prevenindo queda e fios quebradiços, e auxiliando no crescimento.

E mais: é eficaz no tratamento da caspa (dermatite seborreica), permitindo a remoção dos desagradáveis “flocos de pele” do couro cabeludo, mantendo sua hidratação.

Para conseguir esses resultados, basta misturar o óleo ao shampoo ou simplesmente massagear a região com o óleo de semente de uva puro.
Como você pode perceber, o que não falta é vantagem na utilização do óleo extraído da semente de uva. Mas fica a dica: antes de usar o produto, verifique se ele é 100% natural, ou seja, isento de componentes nocivos (parabenos).

Outras aplicações e benefícios do óleo de semente de uva

Você viu nos parágrafos acima que o Óleo de Uva é aliado da pele e dos cabelos. Mas sabia que ele também é muito bom para a saúde em geral?

Ele é recomendado para fritar alimentos, pois, quando submetido a altas temperaturas, não libera substâncias com potencial cancerígeno. E vai muito bem na salada.

O produto ajuda a diminuir o mau colesterol e aumentar o bom; contribui para o fortalecimento da imunidade; previne hipertensão e obesidade. Ou seja, uma excelente opção para as dietas e a manutenção do bem-estar.

Antes de encerrar, um lembrete: para evitar danos ao meio ambiente, todos os óleos devem ser descartados de forma adequada, prevenindo assim a contaminação da água.

Não jogue os óleos, mesmo os vegetais, em ralos e pias. Guarde os resíduos deles em um recipiente plástico e procure local correto de coleta para que eles possam ser reciclados.

Desta forma, você, além de cuidar dos seus cabelos, pele, saúde e beleza, ainda ajuda a manter o planeta mais equilibrado. Combinado?

Até mais!

Deixe seu comentário!