Óleos para Cabelo Óleos para Pele

Óleo de Cabreuva serve para cuidar da pele e dos cabelos

O óleo essencial de cabreuva (ou cabreúva) é um produto extraído da árvore cabreuva vermelha, cultivada em diversas partes do Brasil. Também é chamado de sangue de gato, óleo vermelho e óleo cabreúva, e contém propriedades interessantes para compor tratamentos de beleza.

Para quem busca formas naturais de tratar cabelo e pele, o óleo de cabreuva é um dos mais indicados, porque tem ação regeneradora e protetora.

Ou seja, é capaz de hidratar e reconstruir os fios, melhorando o aspecto danificado por agentes externos como o sol, o vento, químicas, secador, chapinha, etc.

A principal recomendação capilar do óleo cabreuva é combater ressecamento e opacidade. Basta algumas gotinhas dele no xampu ou máscara de hidratação e pronto!

Da mesma maneira que auxilia na recuperação do cabelo, o produto contém substâncias que promovem a recuperação da pele. A vitalidade da cútis é feita por meio de hidratação profunda. O resultado é mais elasticidade para a epiderme ressecada.

Além da função cosmética, o óleo de cabreuva é útil como cicatrizante e anti-inflamatório, sendo utilizado para minimizar manchas e potencializar a revitalização da pele quando aplicado sobre lesões superficiais, dermatites, psoríase e escarras.

Conheça mais benefícios do óleo de cabreuva

Se você sofre com os sintomas da TPM, menopausa e demais desconfortos ligados à questões hormonais, o óleo essencial de cabreuva tem tudo para ser um bom alívio. Ele é aproveitado por muitas mulheres para reduzir dores, cólicas, irritação, falta de disposição e outros incômodos femininos.

Existem relatos também de estudos demonstrando que o produto pode contribuir para a devolução do desejo sexual, principalmente nos homens, uma vez que favorece a liberação de hormônios e tonifica as gônadas (ovários e testículos).

Uma dica de uso do óleo cabreuva é na massagem corporal. Para isso, basta colocar somente 3% do produto diluído no óleo carreador (óleo vegetal) que preferir. Uma massagem a dois, por exemplo, cria o clima perfeito para ser ainda mais estimulante.

Outro jeito é inalar o óleo de cabreuva. O procedimento é simples: pingue sete gotas dele em um difusor ou recipiente com água quente; e faça a inalação três vezes por dia.

Através da ativação das propriedades terapêuticas do produto, é possível combater o desânimo e a falta de disposição; elevar o nível de hormônios masculinos, tratar a Tensão Pré-Menstrual, sintomas da menopausa e outros problemas.

Tudo o que foi dito até agora só demonstra o potencial do óleo de cabreuva na manutenção do bem-estar e da beleza, influenciando a qualidade de vida e a autoestima.

A árvore cabreuva…

A cabreuva faz parte da família das leguminosas e subfamília das papilionoídeas.

Myrocarpus frondosus é seu nome científico. Popularmente, é cabreúva, cabriúva, cabriúva-parda, cabrué, cabureíba, etc. Os apelidos provêm do tupi: caburé iwa, “árvore do caburé”.

Já a denominação pau-bálsamo ou, simplesmente, bálsamo, é uma referência à substância resinosa obtida por meio de incisão em seu tronco.

A cabreuva é muito usada em perfumaria, pois é aromática. Suas cascas, folhas e frutos têm usos medicinais variados.

Esta espécie atinge 30 metros de altura e é encontrada nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste brasileiras. A ocorrência dela vai da Bahia e Espírito Santo à Zona da Mata de Minas Gerais, chegando até o Rio Grande do Sul.

Cultivada principalmente por sua madeira nobre e sua serragem, a cabreuva é considerada ameaçada de extinção, sendo integrante do “Livro Vermelho das Espécies Vegetais Ameaçadas do Estado de São Paulo”, publicado no ano de 2004.

Os óleos essenciais contêm propriedades curativas, regeneradoras, de combate à dor, microrganismos, disfunções emocionais e físicas e muito mais. Com o óleo de cabreuva, você pode ter tudo isso, além de pele e cabelos mais brilhantes e viçosos.

Até breve!

Deixe seu comentário!