Uncategorized

Óleo de Cravo-da-índia combate dor, infecção e inflamação

Quando surge aquela dor e não é possível chegar logo ao consultório do dentista, muita gente recorre ao óleo de cravo-da-índia para aliviar o desconforto. O produto tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas; auxilia na redução da inflamação e do inchaço.

E tem mais: quando ainda não há infecção no local, o óleo de cravo-da-índia tem ação preventiva, pois é antisséptico, limpando a região de micro-organismos.

Para obter os efeitos, basta pingar 2 gotas do produto diretamente no dente inflamado ou em um pedaço de algodão – que deve ser posicionado no ponto de dor.
O óleo é vendido em farmácias, sem necessidade de apresentação de receita médica; geralmente em pequenos frascos comercializados em média por R$25,00.

A planta medicinal cravo-da-índia

cravo-da-índia

A planta Syzygium aromaticum é vendida em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e mercados.

O cravo-da-índia é conhecido também como cravo, girofleiro e craveiro-da-índia, sendo bastante utilizado como auxiliar no tratamento da bronquite, tosse e gripes, além de otites, gases intestinais, inflamações na boca e faringe.

A planta tem propriedades: analgésica, antiviral, estimulante das secreções gástricas, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante.

Uma forma de aproveitar seus benefícios é o chá de cravo-da-índia, que é feito assim: quando a água começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione os cravos (usar 1 a 1,5 g de cravo por xícara). Consumir no máximo 3 xícaras por dia.

Importante: o cravo-da-índia não é indicado na amamentação, para menores de 6 anos de idade, pessoas com doenças gastrointestinais e neurológicas. Na gravidez, a planta só pode ser consumida com indicação médica.

O cravo faz parte da culinária há centenas de anos. É uma das especiarias mais aromáticas e saborosas, além de ser fonte de óleos essenciais como o eugenol.

oleo-cravo-da-india

Mais propriedades e benefícios do óleo de cravo-da-índia

  • Combate frieiras, micoses, pé-de-atleta, feridas, manchas brancas nas costas, contusões ou fungos nos pés; trata picadas de insetos e cortes.
  • Alivia dor na gengiva e dentes, coceira nas gengivas dos bebês (deve ser diluído em água para não queimar o local).
  • Minimiza dor de garganta, mau hálito, cárie ou inchaço na gengiva. É só pingar 6 gotas do óleo em um copo de água morna e gargarejar, pela manhã e à noite. Quanto à dor de cabeça, aplique nas têmporas umas gotas do produto misturadas com uma pitada de sal.
  • Já a dor de ouvido pode ser aliviada com algumas gotas de óleo de cravo-da-índia aquecidas.
  • Beneficia musculatura e articulações, ajudando em casos de artrite por meio da redução do inchaço e da dor. O óleo de cravo é rico em minerais e ácidos graxos, além das vitaminas A e C.
  • Possui ação expectorante natural, favorecendo a expulsão de muco e fluidos que congestionam o sistema respiratório. Por isso, o óleo de cravo-da-índia é um remédio eficaz contra tosse, sinusite, bronquite, asma e tuberculose.
  • Coadjuvante no tratamento da acne – geralmente, é aplicado sobre o rosto limpo de manhã durante 10 minutos, três vezes por semana. Se a pele for sensível, é indicado reduzir o tempo de aplicação e diluir o óleo em um pouco de água.
  • O óleo de cravo pode melhorar a circulação sanguínea e fortalecer a imunidade; regular a temperatura do nosso corpo, acelerar o metabolismo, purificar o sangue e controlar a diarreia.

Ah! Antes de terminar, um lembrete: apesar de aliviar a dor de dente com o óleo de cravo-da-índia, não deixe de procurar um dentista para descobrir logo a causa do incômodo, ok?
Boa sorte, e até mais!

Deixe seu comentário!