Utilizada há dezenas de anos por tribos indígenas da região da amazônia, o patauá é uma espécia de palmeira repleta de benefícios para a saúde humana. O óleo extraído dessa planta é rico em proteínas e ácidos graxos, o que o torna um ótimo óleo para cuidar da saúde da pele e dos cabelos. Ele tem cerca de 4% de proteínas e muitos aminoácidos em sua composição, por isso o óleo de pataúa é comumente comparado a carne e ao leite na questão de níveis de triptofano e de lisina.
Além disso o óleo de pataúa possui uma alto teor de ácido oleico, conhecido como ômega 9, que é poderoso para hidratar os cabelos. Ele é um ótimo substituto para o azeite de oliva no tratamento e hidratação de cabelos e loção para a pele.
Benefícios do óleo de pataúa
Como já dito o óleo de pataúa é ótimo para os cabelos e para a pele. Nos cabelos, além de tonificar os fios, ele é ótimo para diminuir a queda de cabelos, o que auxilia também no crescimento dele. Ele também ajuda a diminuir a seborreia capilar o que combate o aparecimento da caspa, a fortificação do couro cabeludo, além de devolver o brilho e força aos cabelos.
Para o tratamento de pele a principal vantagem do uso do óleo de pataúa é pelo seu poder antioxidante que é muito alto, e isso ajuda na regeneração e fortalecimento das células do tecido da pele. Esse óleo possui também ação anti inflamatória, o que ajuda na redução das acnes e para ter uma pele mais macia e jovial.
Quem tem pés rachados e muito secos, o óleo de pataúa é um ótimo hidrante para deixar os pé macios e cheirosos.
Como usar o óleo de pataúa
O fruto da planta pataúa, além de produzir um ótimo óleo, também pode ser transformado em “vinho de pataúa”, que possui vários benefícios para a pele e para o nosso organismo. A procura pelo vinho de pataúa é até maior do que a pelo óleo, mesmo assim é o óleo de pataúa que possuem os maiores benefícios para pele, cabelo, e corpo em geral.
O óleo de pataúa pode ser utilizado diariamente na pele, basta aplicar ele nos braços, pernas e barriga, em poucos dias você irá notar a sua pele mais macia e saudável. Para os pés é indicado que o óleo de pataúa seja diluído em um escalda pés como água destilada quente, mergulhe os pés por 30 minutos e depois deixe que eles sequem naturalmente para que o produto possa agir.
No caso dos cabelos, não se recomenda o uso diário desse óleo, o certo é passar a cada quinze dias. Associe o seu uso com um creme de hidratação, pois assim o óleo de pataúa irá potencializar a ação do creme. Para as pontas duplas o óleo de pataúa pode ser aplicado diretamente no cabelo, deixe agir por 20 minutos e depois enxague.
Deixe seu comentário!