Uncategorized

Óleo de buriti: Indicações e benefícios

Alguns óleos são mais conhecidos dos brasileiros e mais utilizados no nosso cotiano de beleza e saúde, como óleo de amêndoas ou óleo de peixe. Outros são menos conhecidos, mas ainda assim possuem muitos benefícios, como é o caso do óleo de buriti. Para conhecer os benefícios, indicações e como usar esse óleo, continue lendo! Vamos contar tudo a seguir.

O que é o óleo de buriti?

O buriti é um fruto tradicional da região amazônica, e apesar do seu consumo não ser tão difundido no Brasil, ele possui muitos benefícios no que diz respeito ao tratamento dos cabelos e da pele. O óleo de buriti é extraído da castanha que fica na parte interna do fruto ou da sua polpa, e sua utilização vai desde a indústria de cosméticos até a indústria alimentícia.

Buriti

Quais são os seus benefícios?

Os benefícios do óleo de buriti se deve ao alto teor de vitaminas, minerais e outras substâncias presentes nele. Sua cor avermelhada já indica os altos teores de vitamina A (ou o betacaroteno, também presente na cenoura e em outros alimentos de cor vermelha e laranja), vitamina B1, B2 e B5, vitamina C, além de cálcio, fósforo, ferro e iodo. Outro benefício importante é a riqueza em carotenoides, uma substância com propriedades antioxidantes.

A seguir vamos falar dos benefícios do óleo de buriti para a pele e para os cabelos. Veja!

oleo-de-buriti

Óleo de buriti nos cabelos

Como se trata de um óleo extremamente hidratante, o óleo de buriti é frequentemente usado na fabricação de cosméticos capilares, como shampoos, cremes, finalizantes, dentre outros. Quando for comprar um desses produtos, dê preferência para os que possuem esse óleo na sua composição. Sua coloração avermelhada traz muitas vantagens para as pessoas com cabelo tingido, já que ele ajuda a fixar a cor por mais tempo.

Se você preferir usar o óleo puro, basta aplicar nos cabelos úmidos ou secos, da mesma forma que você usa um finalizador. Ele vai fortalecer os fios, evitar a quebra e as pontas duplas, além de dar mais brilho e maciez. Porém, tome cuidado na hora de comprar, já que para que ele realmente tenha esses efeitos, o óleo de buriti precisa ser 100% puro.

Óleo de buriti para a pele

A riqueza em antioxidantes faz com que o óleo de buriti seja um aliado da pele bonita, saudável e sem rugas. Isso porque ele ajuda a manter a saúde das células, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ele age como um protetor solar natural, que evita a absorção de raios ultravioleta. Ele também é usado na fabricação de produtos pós-sol, já que ajuda na regeneração da pele e na cicatrização. Por fim, é preciso falar do seu poder de hidratação, que deixa qualquer pele mais bonita e sedosa.

E você? Já usou o óleo de buriti na sua rotina de beleza? Conte pra gente nos comentários quais foram os benefícios que você já observou!

8 Comentários

  • Estou usando uma linha de produto da Ekos,um creme de Buriti.Realmente funciona,meus pés e mãos,estao macias,os pés sumiram,rachaduras,e ta super macio tipo pele de bebe…..Aprovado ….

  • Realmente esse óleo é muito bom, estou usando o óleo 100% puro no rosto já estou tendo um significado muito significativo, a pele bem hidratada, as manchas estão clareando, a melhora das rugas são visíveis…..aprovadíssimo…

  • Minha amiga!! Comprou óleo de buriti na feira e me deu um pouco , vou usar e esperar os resultados, espero que sejam satisfatorios…….Moro em Palmas -TO

  • Eu fui fui criada tomando o suco da poupa do buriti ,e não sabia desses benefícios sei q minha vó tira o óleo e vende pq as pessoas usam tbm p ajudar na má circulação , tanto uso oral como passar nas varizes , estou pesquisando hoje porque, estou tirando o óleo. Agora vou usar tbm no cabelo …

  • Se oleo buriti e rico em betacaroteno será que e bom para vitiligo pois recompõe as células ,alguém ha usou,? Ou sabe se e bom para vitiligo?

  • Eu uso o óleo de buriti para cicatrização de queimaduras. Trabalho com restaurante e queimaduras são corriqueiras. Mas já me aconteceu uma queimadura grave e o óleo foi incrível. Além de não deixar infeccionar, a cicatrização foi ultra rápida. Também amenizou muito as dores.

Deixe seu comentário!