Uncategorized

Óleo de Copaíba: O que o “milagre das florestas” pode fazer por sua saúde

Óleo de copaíba benefícios

Riqueza brasileira, encontrada especialmente na Amazônia, o Óleo de Copaíba é ingrediente de vários estudos, resultando em grande quantidade de artigos científicos a respeito de seus benefícios.

Quando extraído e manipulado de maneira correta, o Óleo de Copaíba é um produto natural. Substância esta que nossas tribos conheciam bem e que era chamada de “Óleo da Vida”, pois foi considerada “salvadora” de muitas vidas no Brasil.

De certa forma, isso se repete nos dias de hoje, pois alguns estudos indicam que a copaíba pode ser uma esperança no combate aos tumores malignos.

Pesquisas recentes demonstram também que, além de extremamente útil contra infecções e inflamações de maneira geral, esse produto usado desde os tempos dos maias e incas atua como expectorante, antimicrobiano, sendo atuante no tratamento de inúmeras enfermidades.

Praticamente quase tudo pode ser tratado com o Óleo de Copaíba. Por exemplo: gripe, tosse, feridas, urticárias, furúnculos, seborreia, disenteria, eczemas, afecções da garganta, corrimento vaginal e incontinência urinária.

Entre suas propriedades estão: regeneração, nutrição, tonificação e lubrificação; ação anti-inflamatória, relaxante, analgésica; combate ao estresse; alívio de doenças e desconfortos como azia, gastrite e úlcera; hidratação da pele e cabelos; tratamento de sinusite em crianças.

Por todos esses motivos, o Óleo de Copaíba é atualmente um medicamento natural praticamente indispensável a pessoas de todas as idades, favorecendo não somente a saúde com, também, a autoestima de quem faz uso dele.

Outros pontos positivos que levam muita gente a incluir o líquido na busca pela qualidade de vida são: preço baixo, facilidade de acesso e uma relativa, se é que podemos chamar assim, “ausência” de reações adversas.

Vale lembrar que esse “óleo milagroso” da Amazônia deve ser prescrito por um médico.

É preciso avaliar cada caso e verificar possíveis contraindicações, como hipersensibilidade, condições de saúde, interação com outros produtos/medicamentos, período de gestação ou amamentação, entre outros aspectos.

Em média, o Óleo de Copaíba custa atualmente R$30, o que vai depender da forma de apresentação do mesmo e de sua quantidade. É encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e plantas medicinais ou, ainda, nas farmácias de manipulação.

Mas atenção: o Óleo de Copaíba não deve ser ingerido de qualquer jeito. O ideal é fazer uma limpeza no organismo antes de consumir o produto. Inicialmente, ele deve ser dividido em quatro semanas. Só depois desse período é que deve ser administrado continuamente.

E mais: o que define o líquido como original é seu selo de qualidade. Procure sempre essa certificação ao comprar o produto.

Curiosidades e outras formas de uso do Óleo de Copaíba

oleo-de-copaibaO nome científico da árvore que dá origem ao óleo é Copaifera langsdorfii. Da família Fabaceae Caesalpinioidae, alcança altura média de 35 metros, sendo sua floração em dezembro e sua frutificação no mês de agosto.

Comercializado como um produto raro na Amazônia, é chamado também de “Bálsamo da Amazônia”. Fora do Brasil, ele é vendido com nomes diferentes do nosso tradicional Óleo de Copaíba. Entre eles:

  • Óleo-resina de copaíba
  • Força da Terra Óleo de Copaíba
  • Bio Essência Óleo Vegetal Copaíba Bálsamo
  • Bálsamo/Óleo de Copaíba
  • Copaíba
  • Copaibeira
  • Pau-de-Óleo

Mais benefícios do Óleo de Copaíba para o corpo humano

  • Ajuda a eliminar toxinas, facilitando a digestão e neutralizando a formação de gases.
  • Favorece a regulação intestinal e, portanto, alivia desconfortos como a prisão de ventre.
  • Contribui para limpeza, desobstrução e regeneração dos vasos sanguíneos, atuando, portanto, na prevenção de derrames, ataques cardíacos e varizes.
  • Atua no equilíbrio das taxas de colesterol e triglicérides.

Consulte seu médico e veja de que forma o Óleo de Copaíba pode melhorar seu bem-estar.

Deixe seu comentário!