O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, fibras e “gorduras do bem” (monoinsaturadas). Cultivada desde a antiguidade, é uma das plantas mais antigas semeadas pelo homem, que dela extrai um produto igualmente rico nutricionalmente, o Óleo de Gergelim.
Hoje, você vai entender porque este óleo é o queridinho tanto da culinária asiática quanto das medicinas orientais. E vai saber como usá-lo na sua cozinha.
Há quem diga, inclusive, que o gergelim pode ajudar a conquistar a (por muitos) tão sonhada dupla barriga sequinha e cintura fina.
O responsável por tudo isso seria o consumo correto dos nutrientes contidos nas sementes que dão origem ao óleo, isto é, graças às proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas E, B1 e B2. Juntos, eles seriam a chave do sucesso de um emagrecimento saudável e eficiente.
Conheça as 4 principais vantagens do Óleo de Gergelim
- Pode ser aquecido – Bingo! Ao contrário do azeite de oliva, o óleo extraído do gergelim pode ser submetido ao calor sem sofrer oxidação e liberar toxinas. Ou seja, pode usar o produto sem receio de trocar benefícios por malefícios.
- Aliado contra ressecamento – A medicina ayurvédica diz que o Óleo de Gergelim é ótimo para quem sofre com pele, cabelos, cólon e olhos ressecados.
O uso constante do líquido, portanto, ajudaria a proporcionar mais hidratação e conforto nestes casos. - Coadjuvante no tratamento de dores – Seja como óleo de massagem ou comestível, o produto é indicado para quem tem dores crônicas, em especial a artrite.
- Ação anti-inflamatória natural – Para a medicina chinesa, o Óleo de Gergelim atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta) e, ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda a controlar o diabetes.
Veja abaixo mais motivos para incluir o Óleo de Gergelim na sua dieta
E tem muito mais benefícios do Óleo de Gergelim:
- Estimula o crescimento saudável dos ossos, graças aos minerais encontrados nele, em especial o cobre, o zinco e o cálcio;
- melhora a saúde do coração e da boca;
- auxilia no controle da ansiedade e depressão;
- protege a saúde das crianças;
- favorece a prevenção do câncer;
- ajuda no processo digestivo.
Ainda sobre a saúde dos cabelos, o efeito antibacteriano do Óleo de Gergelim é capaz também de lutar contra diversos patógenos ou corpos estranhos que atacam o couro cabeludo.
Dicas de como usar o Óleo de Gergelim
O Óleo de Gergelim, além de nutritivo, é ideal para dar um toque, digamos, exótico aos preparos. Só não pode exagerar! É que ele tem sabor forte e, ao abusar do tempero, pode ser que, em vez de aliado, o produto se transforme em “vilão” da culinária.
Portanto, nada de usar a mesma quantidade de Óleo de Gergelim que você usaria no caso de um óleo mais neutro. O truque é colocar um pouquinho e ir experimentando até achar o ponto ideal para você.
Fora isso, é possível utilizar o Óleo de Gergelim ainda para refogar alho ou cebola no início de uma receita. Perfeito também para dar aquela douradinha especial nos legumes, além de gosto diferenciado à massa e até criar sobremesas como panquecas doces e crepes. Hum…
Antes de praticar seus dotes culinários, uma observação: se você estiver tomando anticoagulante ou remédio para afinar o sangue, é imprescindível falar com seu médico sobre adição de Óleo de Gergelim à sua dieta.
É que ele reduz a pressão arterial e a viscosidade do sangue. O que pode ser potencialmente arriscado se o produto for combinado com os itens citados anteriormente.
Tomadas as devidas precauções, basta experimentar, testar e descobrir o seu prato predileto com o Óleo de Gergelim. E se você gostou do Óleo de gergelim, também recomendo que conheça o Óleo de Copaíba, ele é muuuito bacana.
Bom apetite! Até a próxima.
Amei essasformações! !!Já faço uso do gergelin e adoro seu sabor delicado!!!